segunda-feira, 16 de março de 2009

HISTÓRICO DO MUNICIPAL

















A região onde
Juazeirinho está situada, fazia parte das terras dos Oliveiras que já haviam fixado no Cariri paraibano, conforme prova os documentos da época.
Ana de Oliveira Ledo, irmã de Teodósio de Oliveira, foi morar na fazenda “joazeiro”, no ano de 1753, onde construída enorme casa e compara muito gado. Hoje, após mais de dois séculos, a fazenda Ana de Oliveira Ledo ainda existe. Preservada pelo moradores, a mesma faz divisa com o município de Soledade.
A fazenda “joazeiro” serviu de marco inicial para o povoamento do lugar. Aos poucos as terras foram habitadas, devido a sua localização as margens da BR-230.
Inicialmente formou-se um pouso para tropeiros, onde se abrigava os viajantes em suas idas e vindas do sertão à Campina Grande. Com o passar dos anos, foram chegando várias famílias de outras regiões.

A Primeira Feira

Nas fazendas da região, prosperava a criação de gado e ovino, além de ser explorado o cultivo do milho, feijão e algodão.
Assim começou a se falar em comercializar o excedente dessa produção, surgindo portanto a idéia de uma feira local, visto que a feira de Soledade ficava a quatro léguas de distância, o que dificultava o transporte de mercadorias.
Incorporando-se a esta iniciativa muitos colonos e proprietários fizeram um requerimento ao Coronel Claudino Alves da Nóbrega, que autorizou a feira.
No dia 04 de novembro de 1913, realizou-se a primeira feira que foi um sucesso e prosperou rapidamente. A Vila Joazeiro, já com algumas famílias, passou a ser entreposto de comércio, onde despontavam as transações de gado, algodão e gêneros alimentícios.

Emancipação

Os esforços no sentido de conseguir sua independência foram intensos, pois líderes do distrito sempre buscando o crescimento, não pouparam-se a esta causa e por força da lei nº 1.747 de 25 de julho de 1957, conseguiram a sonhada emancipação política, que tornou o distrito de Juazeirinho, livre do domínio de Soledade.

Eleições Direta

As primeira eleições do novo município aconteceram no ano de 1958 e o prefeito eleito foi Severino Pascoal de Oliveira.

LOCALIZAÇÃO E ECONOMIA

As margens da BR-230 sombreada por um Juazeiro, no misto entre o Cariri, Curimataú e Sertão, encravada na Chapada da Borborema, com um clima que varia de 28 à 30 graus, composta por uma vegetação de cerrado, tendo áreas de minerais, onde extrai columbita, tantalita, cassiterita e caulin, onde se tem investido com resultados satisfatórios.
Os municípios mais próximos são: ao Norte, o município de Tenório e São Vicente do Seridó; ao sul, com Santo André e Gurjão; a Leste com Soledade e Oeste com Assunção.
A economia do município assenta-se basicamente, na agricultura de subsistência, pecuária, a extração de minério constitui uma fonte de renda considerável, e o comércio em geral demonstra uma capacidade de crescimento, culminando com a visão da realização da I Feira em 1913.

Nenhum comentário:

Postar um comentário